Presidente
Nelson Rodrigues dos Reis Filho
Engenheiro Agrimensor, Mestre em Engenharia de Transportes e Doutorando em Engenharia Civil
A ASSOCIAÇÃO ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO MOBILIDADE E AMBIENTE BRASIL - OMA-BRASIL, criada em 24/04/2004 é uma entidade sem fins lucrativos, dedicada a desenvolver e promover ações nas áreas de transporte, energia, meio ambiente e promoção humana. Uma entidade que prima pela ética e competência, promovendo parcerias, conquistando credibilidade e atuando em outros tipos de atividades sociais.
O perfil do corpo técnico é multidisciplinar e composto por profissionais com diversas expertises e formação acadêmica multidisciplinar oriundas de programas pós-graduação da COPPE/UFRJ, de graduação de universidades como: PUC, UFRRJ, UFF, Veiga de Almeida, Estácio de Sá, entre outras. Muitos dos nossos profissionais têm vasta experiência nacional e internacional em vários setores de atuação.
A OMA-BRASIL opera em rede com grupos, articulando pesquisadores, governos, empresas e instituições nacionais e internacionais. E se propõe ser um sistema integrador de inteligências; de conhecimentos e de acolher experiências, em um Fórum Permanente de debate sobre questões estratégicas.
Face aos crescentes problemas ambientais gerados pelas destinações inadequadas dos resíduos sólidos urbanos e pelas amplas possibilidades de redução de gases do efeito estufa, da conservação e geração de energia e contribuições sociais e econômicas que a gestão integrada do resíduo sólido urbano pode promover a OMA-BRASIL faz deste tema uma das suas principais áreas de atuação, apresentando propostas que integram soluções ambientalmente corretas, socialmente justificáveis e economicamente consistentes.
Vimos desenvolvendo propostas de elaboração de Planos Diretores de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, contemplando os aspectos sociais (catadores e catadoras), ambientais (conservação, geração de energia do lixo e créditos de carbono), econômicos (viabilidade técnica e econômica para investimentos diversos em instalações produtivas com materiais recicláveis e geração de energia) e culturais com a produção de eventos que promovam as sensibilizações para as questões ambientais.
MISSÃO
Buscar a excelência na qualidade de suas ações, promover soluções para os problemas sócio ambientais, estimular o uso eficiente de energia, preservar o meio ambiente com ética e competência, promover parcerias e fomentar o desenvolvimento humano.
OBJETIVOS
-
Efetivar a produção e a divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos ligados aos transportes, meio ambiente e ao uso eficiente de energia, inclusive as energias alternativas;
-
Realizar consultorias e assessorias;
-
Desenvolver e executar projetos nas áreas de transporte, energia, meio ambiente e promoção humana;
-
Elaborar Planejamento e implantação de projetos orientados para o desenvolvimento social e econômico, ambientalmente auto sustentáveis;
-
Promover a inclusão social de comunidades de baixa renda e o combate à pobreza;
-
Ministrar treinamento, capacitação e difusão da educação;
-
Preservar e promover o patrimônio histórico e cultural relacionados às suas áreas de atuações.
A OMA-BRASIL possui o Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas - CNEA/CONAMA - Portaria CONAMA/MMA 359, de 1/10/2009 e também o Cadastro IBAMA como Entidade de Defesa Ambiental sob o nº 4.340.348.
É filiada a Assembleia Permanente de Entidades Ambientalistas (APEDEMA), integrando a sua diretoria no biênio 2016/2018.
A OMA-BRASL
Vice Presidente
Andrea Araújo Rego Monteiro
Engenheira e Bacharel em Direito
Diretora Financeira
Ivonete Maria Silva Freire
Empresária, com experiências no setor bancário, metroviário e assistência de administração na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.
Diretor Administrativo
Ricardo da Silva Ramos
Economista, com experiências em projetos do Terceiro Setor.
Diretor de Projetos
Mário Burger Rego Monteiro
Engenheiro Civil, com pós graduação em Engenharia de Produção em Refinação de Petróleo e Tratamento de Derivados. Foi Professor Assistente do Curso de Refinação de Petróleo, de Engenharia de Processos de Petróleo e Derivados na Petrobras.